Todo o sistema de informática da Polícia Civil será retirado do ar nos próximos dias por causa do fim do contrato com a Prol, empresa terceirizada que era responsável pela manutenção dos programas. O comunicado sobre a paralisação foi publicado no Boletim Interno da corporação desta sexta-feira. De acordo com a nota, a medida está sendo tomada para “preservar a integridade dos dados armazenados, preservar a segurança dos sistemas a possível ataque cibernético, preservar a garantia dos equipamentos e garantir o correto retorno assim que a situação for normalizada”.
Com o sistema fora do ar, os policiais não conseguem ter acesso aos inquéritos digitalizados, bem como consultar mandados de prisão, por exemplo. Os agentes terão que trabalhar num ambiente remoto e os dados só poderão ser inseridos no sistema da polícia quando tudo for reestabelecido. Provisoriamente, serão criadas redes locais de cada Unidade de Polícia Administrativa Judiciária (UPAJ). Os policiais também estão sem acesso ao e-mail institucional.
Com o sistema fora do ar, também não será possível fazer envio e recebimento de dados para órgãos como o Tribunal de Justiça, Detran, Secretaria de Administração Penitenciária e Departamento de Ações Socioeducativas (Degase), entre outros.
O plano emergencial apresentado é de curtíssimo prazo, para durar de cinco a dez dias. De acordo com o comunicado, se a situação perdurar, será necessário outro planejamento. “Havendo continuidade no atual cenário, outras medidas deverão ser adotadas”, diz o comunicado.
Fonte: O Globo – Boletim interno da Polícia Civil (01/04/17) – Reprodução