Segurança Pública

Câmeras de prédios residenciais e de comércios vão auxiliar segurança na Lapa

Publicado por Site da Segurança

A partir desta quarta-feira 15/03, a segurança na Lapa e arredores terá auxílio de 12 câmeras móveis e com alcance de até 600 metros, instaladas e mantidas pela iniciativa privada na região. As imagens serão recebidas pelo Centro de Operações Rio (COR), da prefeitura. Os equipamentos, com recepção via internet, vão permitir que guardas municipais observem grupos suspeitos e ações de criminosos. Ao todo vão ser monitorados cerca de dez quilômetros quadrados abrangendo pontos estratégicos de ruas do centro histórico-cultural.

O recurso, que é uma parceria entre Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop) e o Projeto Sociedade Mais Segura, marca o início do uso de câmeras privadas no esquema de segurança, após decreto da prefeitura que, em janeiro deste ano, determinou que proprietários de comércios e prédios residenciais cedam imagens direcionadas a vias públicas da cidade.

— Estamos trabalhando na redução dos índices de criminalidade, e por isso precisamos somar forças. Esse projeto trará grande contribuição para a preservação da ordem pública, para a segurança das pessoas e do patrimônio, permitindo o combate e prevenção de delitos por meio de ações resultantes do trabalho de inteligência da Guarda e da integração com a Polícia Militar — afirmou o secretário do órgão, Paulo Amendola.

O sistema também faz parte do Programa Municipal de Videomonitoramento (PMV) elaborado pela Seop e que já funciona em alguns pontos de Ipanema fiscalizando pontos onde acontecem pequenos delitos e arrastões. Mas, no caso da Zona Sul, as câmeras são seguidas pela prefeitura e não pela iniciativa privada.

O Centro de Controle Operacional, que fica no 3º andar do Centro de Operações, funciona 24 horas e tem um efetivo de 75 guardas divididos em quatro turnos. A corporação estuda meios para aumentar o número de agentes.

Fonte: http://oglobo.globo.com

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.