Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados em 30/11/16 mostram que, de janeiro a outubro deste ano, todos os principais índices de violência tiveram alta no estado do Rio. Entre eles, os de homicídios e roubos a pedestre, de celular, de veículo e em ônibus. O mesmo cenário se repetiu quando apenas o mês de outubro é analisado. Os altos índices ainda correspondem ao período em que José Mariano Beltrame estava à frente da Secretaria de Segurança — ele deixou o cargo no dia 11 daquele mês.
Os números mostram que, em média, 15 pessoas foram assassinadas por dia em outubro. Foram, ao todo, 462 vítimas de homicídios dolosos em todo o estado.
Também estão na Baixada os municípios com o maior número de roubos: Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis e Duque de Caxias, além de São Gonçalo, na Região Metropolitana, somam 43,6% do total.
170 mil roubos em dez meses
Os roubos, aliás, foram os delitos que mais cresceram. O total de 169.479 ocorrências, no acumulado desde janeiro, é o maior desde 2007. São, em média, 23 roubos por hora, um a cada dois minutos e meio.
O índice representa ainda quase o dobro dos 87.084 registrados em igual período de 2012, considerado o melhor ano do estado desde a introdução das UPPs. A maior parte dos roubos é do grupo que engloba os praticados contra pedestres, em ônibus e de aparelhos de telefone celular — os chamados roubos de rua, que somaram 104.302 casos.
Fonte: ISP (http://www.isp.rj.gov.br)