Segurança Pública

Beltrame anuncia saída

Publicado por Site da Segurança

O secretário estadual de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, deixará o posto depois de nove anos e nove meses no cargo. Ele enviou seu pedido de exoneração para o governador em exercício, Francisco Dornelles (PP), e para o governador licenciado, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Delegado da Polícia Federal, Beltrame assumiu a Secretaria de Segurança em janeiro de 2007, no início do governo de Sérgio Cabral,  e se tornou conhecido pela implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) na cidade do Rio. Ele é o secretário de Segurança a permanecer mais tempo no cargo.

A atuação de Beltrame foi muito questionada ao longo dos últimos anos, especialmente devido a ocorrências de violência policial. Somente no ano passado, o noticiário nacional foi tomado por uma série de chacinas promovidas por policiais cariocas, como a execução de cinco jovens da comunidade de Costa Barros. Ainda em 2015, alguns PMs chegaram inclusive a disparar contra inocentes ao confundirem com armas um macaco hidráulico e um skate. Cinco policiais também foram flagrados em 2015 colocando um revólver na mão de um jovem morto no Morro da Providência, na zona norte da capital fluminense.

Outra medida que marcou a atuação recente de Beltrame na Segurança do Rio foi a Operação Verão, operação especial para coibir a ocorrência de arrastões em praias da zona sul. A operação também foi muito criticada por alas da sociedade porque a polícia era acusada de discriminar jovens negros e pobres, uma vez que passageiros de ônibus que vinham da periferia eram abordados sistematicamente ao se dirigirem às praias de bairros ricos da cidade.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/ 11/10/16

 

 

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.