Segurança Pública

Contraterror: População recebe orientação para identificar ameaças

Publicado por Site da Segurança

Pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, terminais de passageiros, shoppings, hotéis e barcas, além de outros lugares de grande movimentação na Zona Sul e no Centro, são alvos de uma campanha de conscientização antiterror iniciada esta semana por militares das Forças Armadas. Agentes estão distribuindo panfletos que explicam como a população pode ajudar a identificar a presença de um criminoso. O auxílio dos moradores da cidade contra possíveis ameaças é considerado fundamental na prevenção de uma ação terrorista.

Consultor em segurança nas áreas de planejamento e normatização, inteligência, segurança pessoal e treinamento, Vinícius Cavalcante afirma que a população tem todas as armas para contribuir com a segurança dos Jogos. Segundo ele, é preciso desconfiar de pessoas com roupas destoantes com o nosso clima, como jaquetões e casacos compridos, ou levando grandes bolsas que possam esconder armas de fogo, como fuzis, espingardas e submetralhadoras. Também são suspeitos veículos de fora do Rio estacionados em local proibido ou abandonados em pontos com grande número de turistas.

— As pessoas precisam manter listagens atualizadas com os telefones do batalhão da Polícia Militar e da delegacia de Polícia Civil responsáveis pela área. Suspeitando de algo anormal, a orientação é entrar em contato com a autoridade policial mais próxima. Antes de atacar, terroristas podem buscar informações sobre os alvos e sua segurança, o que pode despertar a atenção das pessoas. Eles precisam vigiar os locais que pretendem atacar para saber sua rotina e definir o melhor momento da ação — explicou Cavalcante.

Desde o ano passado, profissionais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) treinam cidadãos comuns e intensificam a vigilância e o monitoramento de brasileiros com potencial de fornecer abrigo ou apoio logístico para grupos terroristas. Maior evento esportivo do planeta, os Jogos do Rio irão mobilizar cerca de dez mil atletas de 206 países, atraindo milhões de turistas ao Brasil. A previsão dos organizadores é que o Rio receberá, somente na cerimônia de abertura, cerca de cem chefes de Estado e de governo.

FUNCIONÁRIOS TÊM PERFIL ANALISADO

Orientados pela Abin, os responsáveis pela segurança do evento já analisam o perfil de todos que trabalharão dentro de instalações olímpicas e nos hotéis que hospedarão delegações e também dos voluntários dos Jogos. Passaram por treinamento funcionários da rede hoteleira, de aeroportos e até taxistas.

Enquanto a Marinha ficará responsável pelo reforço no policiamento da Zona Sul, o Exército cuidará do patrulhamento do Maracanã, de Deodoro e da Barra da Tijuca, locais onde serão realizadas provas e cerimônias da Olimpíada. O esquema de segurança do evento contará, no total, com 85 mil agentes. No Rio de Janeiro, serão 67 mil, sendo 20 mil das Forças Armadas e 47 mil da Força Nacional, polícias Federal, Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. O restante do contingente atuará nas outras cinco cidades onde acontecerão partidas de futebol dos Jogos Olímpicos: São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Manaus.

Fonte: http://oglobo.globo.com/

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.