Segurança Pública

Farejadores olímpicos em ação

Publicado por Site da Segurança

O esquema de segurança dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, contará com 85 mil homens e em meio a todo esse aparato está o BAC – Batalhão de Ações com Cães, unidade subordinada ao COE – Comando de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que com a proximidade das Olimpíadas está intensificado os treinamentos com seis cães, que vão ter um papel fundamental, principalmente nos locais de competições, porque eles estão sendo preparados para atuar na busca de explosivos durante o evento internacional, que começa em agosto de 2016.

Segundo o treinador, Sargento Michel, para o trabalho durante as Olimpíadas, o BAC selecionou os cães através de diversos critérios, como, por exemplo, raça e idade. Entre os escolhidos estão Chefe e Cléo, descendentes do labrador Boss, que ficou famoso na Polícia por sua eficiência e atuação em diversas operações em comunidades do Rio de Janeiro.

Atualmente com um ano e meio de idade, os cães foram direcionados para o treinamento com foco na busca de explosivos logo que nasceram. Segundo Michel, o treinamento é longo, e é feito diariamente. No treinamento os militares potencializam o interesse do cão pela busca ao redor do território. O sargento ressalta, no entanto, que o animal não poder ser ansioso. Ao encontrar o objetivo da busca por meio do olfato, ele deve dar um sinal passivo, não pode latir, ou tocar no objeto suspeito porque qualquer movimento mais brusco, ou som, poderá acionar o explosivo.

O BAC pretende ainda certificar internacionalmente os cães que atuam no batalhão, para que os animais estejam habilitados para atuar em grandes eventos internacionais.

Todo o conhecimento adquirido pelo Batalhão de Ações com Cães tem se estabelecido através de intercâmbios com unidades policiais especializadas de outros países, como Estados Unidos e França, bem como a partir da expertise de policiais experientes do próprio batalhão.

Fonte: sputniknews.com

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.