Segurança Pública

PMs de UPPs recebem capacitação para abordar dependentes químicos

Publicado por Site da Segurança

Comandantes de 40 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) concluíram um curso de capacitação para abordar usuários de álcool e drogas em comunidades pacificadas do Rio. O curso abordou questões como o funcionamento e os efeitos das drogas no organismo e a diferença entre o uso, o abuso e a dependência química.

Segundo o capitão Márcio Rocha, atual comandante da UPP do Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio, é importante que o policial saiba o momento certo de fazer a abordagem, até mesmo durante ocorrências na comunidade. “Quando somos chamados para tumultos em uma festa ou som alto, por exemplo, temos que saber como aquela pessoa está, conhecer o efeito da substância da droga no organismo. Essa análise é importante para o policial entender aquela agressividade. Esse tipo de pessoa não é a que devemos recorrer para baixar o volume do som durante uma festa”, afirmou o comandante.

Ainda de acordo com o comandante, até hoje, quando o policial era abordado numa comunidade para interceder em alguma situação de iminente violência doméstica em decorrência do uso de drogas, a orientação que era que o familiar esperasse ocorrer a agressão para fazer o registro ou acionar a polícia.

“Não podíamos interceder até que a agressão ocorresse. Não possuíamos orientação diferente disso. Nossa relação com a comunidade era muito afastada. Esse tipo de ação colabora, inclusive, com a política de proximidade das UPPs”, disse Rocha, ressaltando que a medida também ajuda na repressão ao tráfico de drogas na origem. “Quanto menos gente  quer usar, menos gente quer vender. Vamos colaborar para a redução do consumo”.

Inicialmente, 40 comandantes participaram da capacitação, que se estenderá aos coordenadores das UPPs e aos policiais que desenvolvem trabalhos sociais nas comunidades. O objetivo é contemplar 400 policiais de áreas pacificadas de todo o Estado do Rio, entre outubro de 2015 e agosto de 2016. A previsão é que 10 oficiais de cada UPP sejam capacitados.

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.