Segurança Pública

Trinta novos cachorros reforçam equipe da Polícia Militar

Publicado por Site da Segurança

O Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar abriu licitação para comprar 30 novos animais entre pastores belgas malinois e pastores holandeses. A ideia é que parte deles atue nos Jogos Olímpicos Rio 2016, reforçando a atual matilha do batalhão, que conta com 69 cachorros. É a primeira vez que o serviço, que existe desde 1955, realiza uma compra expressiva de animais. Até então, a unidade fazia buscas ativas por cães campeões através de criadores.

 

De acordo com o relações-públicas do BAC, Daniel Puga, a escolha pelas duas raças se deu por conta da versatilidade de ambas.

 

São raças mais flexíveis e com muita energia. No caso do pastor belga malinois, se o cão não desenvolver o faro durante o treinamento, podemos direcioná-lo para atuar com captura ou choque – disse Puga.

 

Treinamento

 

A ideia é adquirir animais com idades entre 1 ano e meio e dois anos que já tenham pré-disposição para o trabalho. O treinamento dura cerca de seis meses e, após esse período, os cães podem ser encaminhados para diversas frentes de atuação: farejo de armas e drogas e de explosivos, busca e captura, intervenção tática e controle de distúrbio civis.

 

– Vamos selecionar os melhores cães para atuar nas Olimpíadas, especialmente aqueles com quem podemos trabalhar de forma preventiva em ações orquestradas pelas forças de segurança envolvidas no evento – afirmou Puga.

 

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.