Notícias em Destaque

EUA estende isolamento até maio

Publicado por Site da Segurança

A vida nas grandes cidades dos Estados Unidos vai continuar suspensa por mais um mês e pode mesmo ser travada até aos primeiros dias de Junho, anunciou o Presidente norte-americano, Donald Trump, na noite de domingo 29/03/20. A decisão surge dias depois de Trump ter dito que “adoraria” ver a economia a regressar ao normal até à Páscoa, dentro de duas semanas, e carimba uma reviravolta no discurso da Casa Branca sobre as consequências do novo coronavírus no país.

“Durante este período, é muito importante que toda a gente cumpra as recomendações”, disse o Presidente norte-americano na noite de domingo, referindo-se ao plano das autoridades de saúde para travar o alastramento do vírus SARS-Cov-2 nos Estados Unidos. “Por isso, vou estender as nossas directrizes até 30 de Abril”, declarou Trump.

O plano, que inclui as recomendações à população feitas um pouco por todo o mundo, como lavar bem as mãos e só sair de casa para tarefas essenciais, foi apresentado no dia 16 de Março de 2020 pelo Presidente Trump.

Com o título “15 dias para abrandar o alastramento”, o documento sugeria um cenário menos dramático do que aquele que acabaria por se verificar.

O que aconteceu nas duas semanas desde o anúncio do plano da Casa Branca e da entrada em vigor de medidas restritivas em alguns dos maiores estados do país, como a Califórnia e Nova Iorque, foi o contrário do que se poderia imaginar há dois meses, quando o Presidente Trump reagiu ao aparecimento do primeiro caso da doença covid-19 nos Estados Unidos, no estado de Washington.

Numa entrevista à CNBC durante a cimeira económica de Davos, na Suíça, a 22 de Janeiro, o Presidente norte-americano foi questionado sobre se o surto de um novo coronavírus na China fazia temer uma pandemia.

“Não, de todo. E temos a situação completamente sob controlo. Trata-se de um caso, de uma pessoa que veio da China, está tudo sob controlo. Não vamos ter problemas”, disse Trump. Na mesma entrevista, o Presidente norte-americano disse que confiava nas informações que vinham da China por aquela altura, e salientou o seu “excelente relacionamento” com o Presidente chinês, Xi Jinping.

Fonte: publico.pt

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.