Dicas Gerais de Segurança

Mais um golpe via WhatsApp

Publicado por Site da Segurança

Um novo golpe envolvendo tanto o popular mensageiro WhatsApp e funcionários de operadoras de celular está permitindo que criminosos clonem números telefônicos e os utilizem para pedir dinheiro para parentes e amigos das vítimas. Segundo a reportagem da emissora RBS TV, divulgada pelo Fantástico e pelo G1, ao menos dez pessoas denunciaram o esquema para a delegacia de crimes cibernéticos de Porto Alegre na semana passada.

O esquema funciona da seguinte forma: primeiro, um funcionário de operadora telefônica desativa a linha da vítima, que perde o sinal no celular. Depois, ele reativa o mesmo número em outro cartão SIM, já em posse de outro membro da quadrilha. Então, o bandido usa esse chip para acessar a conta do alvo no WhatsApp e baixar o backup de suas conversas antigas, com direito a fotos e números de contatos.

Com essas informações em mãos, os criminosos conseguem atuar de forma mais convincente enquanto enviam mensagens para amigos e familiares da vítima, pedindo que façam transferências para contas bancárias específicas em caráter de urgência. Foi o que aconteceu com um empresário da capital gaúcha, que a princípio não foi a vítima direta da clonagem, mas acabou pedindo para sua secretária enviar R$ 3 mil para um dos golpistas, que havia tomado o número de um amigo seu.

Depois de perceber que era a funcionária quem fazia as transferências, o criminoso mudou de alvo e clonou a conta do empresário, enviando mensagens diretamente para a secretária. Desavisada, ela simplesmente seguiu as ordens recebidas pelo WhatsApp e fez novos envios de dinheiro, além de pagamentos de contas, o que resultou em um prejuízo total de cerca de R$ 100 mil.

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.