O turismo nesse ultimo ano encarou muitos desafios, desde uma economia desaquecida, a ataques do estado islâmico, surto de Zika, ondas terroristas na Europa e guerras no oriente médio.
Apesar do ano não ter sido fácil para muitos, o mês de dezembro traz luz e esperança. No hemisfério norte as luzes de natal e Chanuka trazem enorme beleza ao inverno cinzento.
No hemisfério sul é o início do verão, das férias e de uma temporada de descanso e relaxamento. Dezembro é uma época de confraternização, em que as pessoas em que as pessoas querem deixar de lado as dificuldades do dia a dia.
O turismo nessa época tem papel fundamental nessa questão, pois ajuda as pessoas a celebrarem a vida. Apesar do alto custo das passagens e do serviço mais comprometido nessa ocasião.
As viagens e a indústria do turismo podem proporcionar as pessoas maneiras novas e inovadoras de encantamento com um mundo de hospitalidade. Isso significa tratar o nosso hóspede não como uma estatística, mas sim como um indivíduo que representa o mundo, logo a qualidade deve sempre se sobrepor à quantidade.
Seguem algumas sugestões para encantar seu hóspede:
– Preste um serviço diferenciado. Não intencione ser tudo para todos, seja especial. Pergunte a si mesmo: O que faz de você único e diferente da concorrência? Como seus clientes enxergam esse diferencial? Se você fosse um hóspede, você lembraria dos pequenos detalhes que fizeram sua estadia diferente, ou seria apenas mais um lugar em que esteve no mapa?
– Destaque as experiências gastronômicas e de compras da sua região. Essas experiências fazem parte da memória das viagens e têm grande significado. Por exemplo, não se limite a listar apenas os passeios disponíveis, mas detalhe a experiência que o viajante terá ao fazer uma trilha, ir a uma determinada praia, tomar um banho de rio, por exemplo, e mencione também aspectos históricos, geográficos e ecológicos. Se o destino escolhido pelo viajante for especial ímpar, faça com que a experiência dele também seja ímpar.
– Crie produtos que encantem. Anuncie menos e proporcione mais. Supere as expectativas ao invés de criar falsas expectativas! O melhor marketing é oferecer o melhor produto e o melhor serviço. Ofereça o que promete e a preços compatíveis. Os clientes sabem que na alta temporada os custos são mais elevados e os preços mais altos mas sem exageros. Se a concorrência estiver construindo campos de golfo, então faça algo diferente, pense como se fosse estivesse em outra região ou país.
– As pessoas não querem vivenciar a mesma comida, a mesma língua nem o mesmo estilo de vida que têm em casa. Venda não somente uma experiência, mas também a memória de momentos inesquecíveis.
– Sinta empolgação pelo seu destino turístico e divida essa paixão com outras pessoas. Pergunte a dez vizinhos o que eles mais gostam na sua região e visite esses locais. É mais fácil você falar de algo que conhece. Seja um turista na sua própria área. Veja o que te agrada, o que desagrade, dê ênfase aos pontos positivos e corrija os pontos negativos.
– Pense o porquê é bom ser um turista na sua localidade. Você oferece comidas especiais que façam com que seus hóspedes esqueçam por alguns dias de contar as calorias, você oferece experiências únicas que propiciam que os hóspedes fiquem descontraídos e tenham uma experiência de vida? Na sua área os visitantes conseguem abstrair-se da suas agendas, atribuladas ou não, e efetivamente relaxar? Esse é um preceito básico para tornar a experiência do turista divertida.
– Visite os pontos turísticos da sua região que não estejam nos padrões e verifique se seus hóspedes estarão sujeitos a alguns contratempos, como:
– filas longas
– falta de abrigo em caso de chuva, sol, frio, etc.
– serviço de má qualidade
– atendimento de má qualidade
– tráfico intenso e aborrecimentos em aeroportos
– disponibilidade de estacionamento
– serviço de atendimento ao cliente
Lembre-se que o turismo refere-se diretamente a pessoas. Está diretamente ligado à diversão e você não conseguirá agradar seu hospede se não gostar do que faz.
Faça da sua atividade algo especial, faça algo engraçado todos os dias, quebre a sua rotina. Lembre-se que o foco é seu cliente e a experiência de férias que ele levará consigo. Um funcionário bem humorado e feliz faz seus clientes se sentirem especiais e isso não tem preço!
Todos os gerentes da rede de hotelaria GM, passam anualmente por todas as funções da cadeia. Eles tentam ver as coisas com os olhos dos clientes, por isso exigem muito dos funcionários, mas não podem esquecer que estão tratando com pessoas também.
O ato de encantar o cliente começa com o carinho e atenção. A regra “o cliente tem sempre razão” é parte essencial da indústria do turismo. E paralelamente a isso estão um bom atendimento ao cliente e uma boa apresentação. No turismo a apresentação conta muito!
Tenha à sua disposição uma equipe de especialistas em cada área, desde iluminação, pintor, serviços gerais e etc.
– Crie uma lista de pontos de interesse locais e distribua entre a comunidade. Muitas vezes a comunidade local não entende os motivos do turismo à sua região. E se possível divulgue em jornais e rádios esses atributos, tais como:
– Atrações especiais
– Trilhas e atividades ao ar livre
– Sugestão de passeios em dias de chuva
– Eventos e festivais
– Costumes, tradições e datas comemorativas
– Oportunidades exclusivas de compras
Lembre-se que a hospitalidade depende das pessoas, quanto mais positiva a interação do staff com os turistas, mais positivas serão as memórias que eles levarão consigo.
– Crie uma atmosfera segura. Para criar essa atmosfera profissionais locais de segurança precisam fazer parte do seu planejamento desde o início. A segurança na indústria do turismo é muito mais do que contar meramente com a policiais e seguranças privados. É necessária uma análise sócio-psicológica, o uso de tecnologia eum planejamento cuidadoso integrado entre a segurança pública e privada.
– Quando toda a comunidade está envolvida e engajada afim de encantar o turista e todos entendem o papel que desempenham nesse processo é possível criar um ambiente único e especial não somente para o turista mas também para todos que vivem naquele local.