Segurança da Informação

Faltam recursos para segurança da informação, reclamam gestores

Publicado por Site da Segurança

Apesar do aumento das ameaças cibernéticas, que colocam os negócios em risco, a área de segurança da informação ainda tem dificuldade para justificar investimentos em projetos que visam  proteção de dados sigilosos. Faltam pessoas e recursos, queixam-se executivos dessa área. Eles revelam dificuldade para medidas proativas que reduzam o impacto de incidentes.

“É difícil hoje conseguir aprovação de recursos nas empresas para projetos na nossa área”, desabafa Leandro Bennaton, gerente de Segurança da Informação do Terra. Ele foi um dos participantes do painel “Segurança da Informação. Bennaton acredita que a aproximação dos CSOs com as áreas de negócios é uma estratégia que funciona. No Terra, por exemplo, ele informa que cada vez que surge uma ameaça nova, ele comunica ao alto escalão. Um exemplo é o caso dos ataques por ransomware, malware, que bloqueia dados das empresas e os criminosos pedem resgate em dinheiro para devolução das informações.

O CSO apresenta suas preocupações sobre as ameaças, informa os recursos que possui para tomar medidas caso o Terra venha a sofrer algum incidente de segurança e pergunta qual é a melhor solução. Ele reconhece que hoje a segurança é mais complexa porque o cibercrime age com muita velocidade.

Nos Estados Unidos e em países da Europa, órgãos reguladores estão obrigando empresas a comunicar ao mercado situações nas quais ocorre vazamento de dados dos clientes. No Brasil, ainda não há nenhuma regra sobre este assunto, ma o CSO do Terra concorda com essa medida, desde que o incidente seja divulgado corretamente. “Eu gostaria de saber seus meus dados foram atacados”, comenta ele.

Bennaton acredita que se a divulgação do incidente for realizada juntamente com a área de gestão de crise, comunicação e outras unidades de negócios envolvidas, não haverá danos para a empresa. Ele até concorda que os anúncios oficiais evitam que as informações cheguem ao mercado de forma desencontrada.

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.