World Highlights

Agrava insegurança em Ipanema e no Leblon

Publicado por Site da Segurança

Famosos pela beleza de suas praias e por seus restaurantes, Ipanema e Leblon estão ficando desertos durante a noite. A insegurança tem crescido nos dois bairros ainda mais com a manutenção precária da iluminação pública, a falta de poda de árvores e o aumento da população de rua — famílias inteiras passaram a morar em praças e sob marquises de prédios. Na noite de sábado, uma equipe do GLOBO constatou que as avenidas Visconde de Pirajá, em Ipanema, e Ataulfo de Paiva, no Leblon, tinham 53 lâmpadas queimadas ou simplesmente faltando em postes.

 — Como não há poda regular das árvores, as ruas viram um breu se duas ou três lâmpadas queimarem. São lâmpadas diferentes, do projeto Rio Cidade, mais difíceis de encontrar. Isso atrapalha a reposição. Não vejo má vontade dos responsáveis pela manutenção, no caso a Rioluz, porque sei que não é fácil encontrar e manter essas luminárias — comentou Evelyn Rosenzweig, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Leblon e da Câmara do Comércio do bairro.

Maria Amélia Fernandes Loureiro, da Associação de Moradores de Ipanema, confirmou que o breu tomou conta da Visconde de Pirajá entre as ruas Aníbal de Mendonça e Maria Quitéria:

— Ficamos toda a noite sem luz. Até que apareceu a Rioluz e consertou. Não sei o que aconteceu.

Ela também tem a sensação de que as ruas de Ipanema estão mais vazias à noite:

— No caso dos moradores de rua, não há uma política pública adequada para resolver. Eu sei que a questão é muito complicada, já que há entre eles muitos usuários de drogas em situação desesperadora. Tudo isso gera insegurança, piorando a situação. Ainda há os assaltos. Com isso, os moradores acabam saindo pouco à noite, e as ruas ficam desertas.

Ignez Barreto, coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema, se preocupa com as ruas mais escuras e lâmpadas queimadas.

— O problema é que todo o Rio está vivendo um problema com a segurança pública. E rua escura deixa a pessoa insegura. Se você tem a rua mal iluminada, moradores de rua e consumidores de drogas, isso tudo acaba gerando insegurança. Temos incontáveis casos de roubos em Ipanema à noite e durante o dia — contou Ignez.

Ela diz que os moradores sempre fazem reuniões com a Polícia Militar e a Guarda Municipal:

— Temos reuniões, passamos os problemas do bairro, mas o assunto não é resolvido. Acho que falta contingente. Eles reclamam que tem pouca gente para trabalhar.

A estudante Camila de Aguiar, de 19 anos, contou que já foi assaltada duas vezes este ano em Ipanema. Nos dois casos, os ladrões levaram sua bolsa e o celular:

— Algumas ruas de Ipanema e do Leblon ficam tão escuras que nem de carro parece seguro passar à noite. A Visconde de Albuquerque, por exemplo, até de dia é perigosa.

Fonte: https://oglobo.globo.com

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

1 Comentário

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.