Tecnologia

MIT cria tecnologia que vê através de paredes

Publicado por Site da Segurança

O medo da invasão aos dados privados é cada vez maior. O sentimento “eu não tenho nada a esconder” é pura utopia, pois ninguém gosta de ver a sua vida exposta em praça pública.

Agora imagine o que será conviver com a tecnologia que permite identificar pessoas mesmo estando entre 4 paredes, dentro de uma casa? O MIT já tem essa tecnologia!

Se tudo correr conforme o previsto, o MIT irá lançar um produto para ser comercializado já em 2016 que, através das paredes, permite captar as reflexões de ondas do corpo humano para reproduzir a sua forma. A tecnologia permite mesmo distinguir duas, lado a lado, e notar que estas se movimentam.

Agora já começa a ficar desconfortável, verdade? Pois bem, imagine alguém do lado de fora de sua casa que sabe o que você está fazendo entre quatro paredes, sabe onde está, quantas pessoas estão dentro de casa e onde essas pessoas estão, tudo sem sensores ou qualquer câmera.

Os investigadores do MIT, mais concretamente uma equipe do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciências da Computação, têm um vasto leque de possíveis cenários para aplicar esta tecnologia. No dia-a-dia pode ser usado para aplicar ao segmento dos jogos, à segurança, à ajuda médica de emergência até a outros cenários mais tecnológicos e mesmo cinematográficos.

Numa casa inteligente, os sistemas poderiam ajustar o aquecimento, a iluminação e outras características de habitabilidade baseando-se na posição onde se encontram as pessoas, porque poderia segui-las através das paredes. No que refere-se à saúde e bem-estar, com este sistema, acoplando uma linha de emergência, poderiam ser acionados os meios de socorro quando uma pessoa caísse ou estivesse inconsciente, alertando os familiares, inclusive.

São muitos os cenários mas os investigadores já colocaram esta tecnologia em funcionamento, criaram para isso uma spinoff e lançaram um produto. Esta inovadora idéia e o seu sistema altamente tecnológico foram apresentados em agosto passado ao presidente dos EUA, Barack Obama, durante o Dia da Demonstração, num fórum de inovação acolhido na Casa Branca.

Os próprios investigadores estão preocupados com o fato desta tecnologia poder cair em mãos erradas e para isso estão também desenvolvendo bloqueadores que irão impedir que o sistema rastreie as pessoas se elas não quiserem, a não ser com seus próprios dispositivos. Outro aspecto que também tem de ser trabalhado é a própria regulamentação, deverá ficar bem definido quando pode ser utilizado o mecanismo mantendo sempre bem explícita a lei da privacidade.

Fonte: MIT News

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.