Dicas Gerais de Segurança

Terrorismo – 10 dicas importantes!

Publicado por Vinícius Cavalcante

Baixe o arquivo, imprima e lembre sempre das 10 dicas importantes que podem salvar muitas vidas:  santinho_terrorismo_7x10

1 – Desconfie sempre…

2 – Desconfie de pessoas vagando pela rua sem destino, falando ao telefone, filmando, fotografando detalhes de segurança ou usando binóculos, próximas a locais que sejam alvos potenciais de terrorismo.

3 – Desconfie de pessoas com roupas destoantes ao clima, como jaquetões e casacos compridos ou bolsas muito grandes.

4 – Fixe a fisionomia e estatura do suspeito, marcas, cicatrizes e tatuagens poderão ajudar a identificação e na confecção de retratos falados.

5 – Desconfie de tudo que parecer abandonado por alguém ou que pareça estar fora do contexto.

6 – Nunca mexa em objetos aparentemente perdidos ou abandonados, como mochilas, bolsas ou pacotes e avise as autoridades.

7 – Tenha em mãos os telefones atualizados dos batalhões policiais, delegacias de polícia e bombeiros da área.

8 – Ouça seus instintos e comunique sua desconfiança para as autoridades, isso pode salvar vidas, incluindo a sua e da sua família.

9 – Não seja curioso, após avisar as autoridades saia rapidamente do local.

10 –  Esteja sempre atento e alerta aos acontecimentos ao seu redor!

Por Vinícius Cavalcante

Sobre o autor

Vinícius Cavalcante

VINICIUS DOMINGUES CAVALCANTE, CPP
Profissional de segurança desde 1985. Detém 25 cursos e estágios na área de segurança e inteligência, tendo participado de treinamentos na Colômbia e também na Grã-Bretanha. Atua como consultor em segurança nas áreas de planejamento e normatização, inteligência, segurança pessoal e treinamento. Foi um dos profissionais internacionalmente certificados pela American Society for Industrial Security (www.asisonline.org) no Brasil, sendo certificado em 2004.
Diretor regional da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (www.abseg.com.br) no Rio de Janeiro, há 26 anos integra a diretoria de segurança da câmara municipal do Rio de Janeiro como servidor público concursado. É membro do conselho de segurança da Associação Comercial do rio de Janeiro. Atua na segurança de pessoas de notável projeção bem como treinou efetivos de segurança pessoal de diversas instituições públicas e privadas. É instrutor convidado em cursos na PMERJ, ACADEPOL (RJ), SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CENTRO REGIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A PAZ, o desarmamento e o desenvolvimento social na América Latina e Caribe (UN-LIREC). É articulista em publicações especializadas em segurança do Brasil e do exterior, como o Jornal da Segurança, as revistas Proteger, Security, Segurança Privada, Revista Sesvesp, Segurança & Defesa, Tecnologia & Defesa no Brasil, bem como Seguridad Latina e Global Enforcement Review e Diálogo Américas, nos Estados Unidos, e International Fire and Security.
Possui artigos sobre segurança publicados nos jornais o Globo e Monitor Mercantil. Autor de três DVDs com video-aulas sobre segurança abordando segurança de dignitários, ocorrências envolvendo artefatos explosivos e espionagem e contra-espionagem no meio empresarial, produzidos e distribuídos pelo Jornal da Segurança para todo o Brasil.

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.