As mais comentadas

28 de abril: Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho

Publicado por Site da Segurança

O dia 28 de abril foi instituído pela OIT como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Falando nesse tema, de janeiro de 2013 a março deste ano, 11 operários morreram vítimas de acidentes de trabalho em obras para as Olimpíadas Rio 2016. O número foi apresentado pela auditora-fiscal do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) Elaine Castilho na segunda-feira (25/4), durante o seminário “Trabalho Seguro e gestão do estresse no ambiente laboral: um desafio olímpico”, realizado no Prédio-Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ). O evento, promovido pelo Regional fluminense e instituições parceiras, marcou o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho.

Acidentes fatais como os verificados na preparação do Rio de Janeiro para receber os Jogos Olímpicos podem se tornar mais comuns conforme aumenta a pressão no trabalho, como lembrou a presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, na abertura do evento. “As exigências do mercado, a comunicação instantânea, o desemprego, o aumento do trabalho precário, tudo isso tem consequências para a saúde mental do trabalhador. O estresse no trabalho é hoje reconhecido como problema global”, pontuou a magistrada.

Fonte:www.trt1.jus.br

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.