Segurança da Informação

Hackers invadam planta de controle de água

Publicado por Site da Segurança

Hackers conseguiram obter acesso privilegiado ao sistema de controle de uma concessionária de água e fazer a mudança “dos níveis de produtos químicos que são utilizados para tratar a água da torneira”, relata o The Register.

O grupo de hackers tinha laços com a Síria, de acordo com o relatório, explorando vulnerabilidades não corrigidas no website de pagamento operacionalizado pela internet da empresa, de localização e nome não revelados nessa reportagem. Depois de ganhar o acesso, os hackers se infiltravam no sistema de controle operacional do utilitário conectado à internet, através do qual manipularam o sistema.

Felizmente não houve maiores prejuízos. Mas o que este ataque demonstrou, é o estado risível da segurança cibernética prevalente em toda indústria e nas instalações de infra-estruturas críticas em geral.

Hacker dedicados e oportunistas continuarão a explorar sistemas desatualizados ou sem correções. E nós continuaremos a ver os sistemas de infra-estrutura serem alvos, enquanto a indústria continuar investindo poucos recursos em segurança da informação.

Fonte: Jornal da Segurança (abril 2016)

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.