Dicas Gerais de Segurança

IPVA: COMO EVITAR GOLPES E PROBLEMAS NO PAGAMENTO

Publicado por Site da Segurança

É provável que, se você faz parte de algum grupo no Whatsapp, tenha recebido mensagens sobre o suposto golpe do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). A informação começou a circular nas redes sociais no final de 2015 e varia de boletos falsos que chegavam antes do período a e-mails em que os contribuintes deveriam acessar para pagar o imposto.

As mensagens se multiplicaram tanto que as Secretarias da Fazenda de alguns estados, como Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná, emitiram alertas sobre o problema. Seguem algumas dicas importantes:

A primeira dica para não cair em nenhum golpe nesse caso é não abrir e-mails com supostos boletos de IPVA. Nenhum Estado faz a cobrança dessa forma.

A segunda é conferir se seu Estado realmente envia boleto de IPVA. 15 estados não mandam guias de pagamento para o contribuinte, no máximo avisos de vencimento que não vêm com código de barras, caso de São Paulo (confira abaixo).

Na dúvida, o melhor é entrar em contato com a Secretaria da Fazenda local ou procurar a rede bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e realizar o pagamento dessa forma. Na internet, é importante utilizar o link direto do site das Secretarias e dos Detrans para evitar cópias falsas dos endereços online.

Caso o contribuinte tenha efetuado o pagamento de um boleto falso ou caído em alguma forma de golpe, a indicação é informar as autoridades sobre o ocorrido para saber como proceder.

Estados que enviam boleto de pagamento para o IPVA
Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe

Estados que não enviam ou apenas aviso de vencimento
Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Fonte: Revista Auto Esporte

 

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.