Tecnologia

Esponja aumenta chances de sobrevida de pessoas com ferimento à bala

Publicado por Site da Segurança

Quando os médicos atendem às vítimas de tiros, o objetivo é manter o paciente vivo até que ele possa ser devidamente transportado para um centro de tratamento.

A maneira atual como eles fazem isso é através do tratamento da ferida com gaze e pressão. O médico introduz gaze diretamente dentro da cavidade da ferida, por vezes profundamente no corpo, e mantém a pressão sobre o local.

“De acordo com o United States Army Institute of Surgical Research, de 30 a 40 por cento das mortes de civis por lesão traumática são o resultado de uma hemorragia”, disse a FDA. “Dessas mortes, 33 a 56 por cento ocorrem antes que o paciente chega a um hospital.”

É por isso que controlar hemorragias graves é fundamental na prevenção de choque e até mesmo para salvar uma vida. Em um esforço para tornar o processo mais rápido e eficiente, o XSTAT 30 foi concedido primeiramente para uso no campo de batalha, em abril de 2014. As minúsculas esponjas injetadas na ferida são feitas de polpa de madeira e revestido em quitosana, uma substância antimicrobiana que coagula o sangue e vem de cascas de camarão.

John Steinbaugh, vice-presidente da RevMedx, disse que as esponjas expandem até 15 vezes seu tamanho quando fazem contato com o sangue. Uma vez que eles se expandem, as esponjas aplicam pressão interna nas paredes da cavidade da ferida e criam uma barreira para bloquear o fluxo de sangue.

Embora o número de esponjas necessários para controlar eficazmente a hemorragia varia dependendo da ferida, cada aplicador pode absorver cerca de um litro de sangue e até três aplicadores podem ser usados ​​em um paciente. As esponjas XSTAT 30 podem ser utilizadas por no máximo quatro horas, de acordo com a FDA.

A FDA, departamento do governo dos Estados Unidos que regula a produção de medicamentos, aprovou o dispositivo para uso civil em um comunicado de imprensa em 07 de dezembro.

Fonte: infomoney.com.br

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.