Diagnosticar os principais problemas relacionados à segurança pública no Brasil é a proposta do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES), da Câmara dos Deputados, e de diversos especialistas na área de segurança pública reunidos em debate realizado em 16/11 na sede do PNUD Brasil, em Brasília.
Abriram o evento o representante residente do PNUD e coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, o presidente do CEDES, deputado Lúcio Vale, e o relator do estudo Segurança Pública: um sistema nacional pactuado, deputado Paulo Teixeira.
Fabiancic defendeu a necessidade de se desenhar uma nova matriz de políticas que sejam focadas na prevenção. “O paradigma tradicional de segurança baseado exclusivamente no controle e nas intervenções armadas vem se mostrando ineficaz no Brasil”, afirmou o representante do PNUD.
Antes, porém, de abrir o debate sobre a realidade brasileira, Fabiancic lembrou os ataques terroristas da sexta-feira (13) a Paris e lamentou o ocorrido. O deputado Lucio Vale salientou que “os fatos que aconteceram na França mostram que o tema segurança ficará em discussão por muito tempo”.