Notícias em Destaque

Terroristas podem ter usado um PS4 para planejar os atentados em Paris

Publicado por Site da Segurança

Depois de uma série de ataques que mataram pelo menos 127 pessoas e deixaram mais de 300 feridos na noite da última sexta-feira (13) em Paris, o foco das autoridades é descobrir como os atos foram planejados. Agora, especula-se que a busca pode envolver o console de videogame mais popular no mundo atualmente, o PlayStation 4.

A caçada pelos responsáveis, dos quais oito já foram mortos, leva a pistas nos arredores de Bruxelas, na Bélgica. Jan Jambon, ministro do interior do país, afirmou neste sábado (14) que os terroristas do Estado Islâmico usavam o console da Sony para se comunicar.

De acordo com Jambon, a escolha pode ter sido feita pela dificuldade em criptografar as informações do aparelho. “O PlayStation 4 é ainda mais difícil de rastrear do que o WhatsApp.”

Quando as novas gerações do videogame foram lançadas, havia uma preocupação sobre a privacidade dos usuários, como, por exemplo, se a câmera poderia ser usada para espionagem. Por isso, algumas medidas foram tomadas para reforçar a segurança de seus donos. No entanto, são as ferramentas menos periféricas e mais simples do aparelho, como envio de mensagens, que devem ter sido usadas pelos terroristas.

Há poucas opções de comunicação pelo console. De acordo com documentos vazados por Edward Snowden, em 2013, as agências de inteligência norte-americanas NSA e CIA se infiltraram e recolhiam informações do jogo “World of Warcraft” para descobrir possíveis encontros entre terroristas.

Outra opção são as mensagens de voz enviadas entre os aparelhos. Não se sabe o quanto as autoridades norte-americanas ou europeias têm controle sobre estes sistemas. Por isso aumenta a chance de este ter sido a opção usada pelo Estado Islâmico. Essas mensagens são mais difíceis de rastrear pelo IP do monitor do que ligações via celulares, por exemplo.

Fonte: http://www.forbes.com.br/negocios/2015/11/terroristas-podem-ter-usado-um-ps4-para-planejar-os-atentados-em-paris/

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.