Segurança Pessoal

Acidente não ocorre por acaso ou por azar

Publicado por Site da Segurança

Todo acidente tem uma ou mais causas. No caso dos acidentes de trânsito, podemos afirmar que a via, o homem, o veículo, associados ou não, são os fatores determinantes para a sua ocorrência. Acidentes podem ser evitados, desde que determinadas atitudes sejam colocadas em prática diante das situações. Na maioria das vezes, a imperícia, a negligência e a imprudência do motorista atuam como desencadeadores dos fatos que vêm a ocorrer com ele.

Estudos mostram que os motoristas podem dirigir de modo muito mais seguro do que habitualmente o fazem. Para isso, é necessário dirigir de modo inteligente, analisando as situações e verificando tudo que possa afetá-lo, e assim tomar ações com antecedência, ou seja, dirigindo de forma preventiva.

Em linhas gerais, diante dos fatores citados, podemos agir do seguinte modo:

Via: se estiver em estado ruim ou mal sinalizada, deve-se dirigir de modo mais cauteloso e em velocidade compatível com o local.

Veículo: o melhor motorista não conseguirá dirigir em segurança um veículo com defeito. Por isso, é fundamental fazer a sua revisão e manutenção periodicamente.

Homem: aperfeiçoar-se na maneira de dirigir – através de livros e vídeos educativos – e/ou participar de cursos de direção segura.

Devemos sempre estar cientes que o mundo não é perfeito, existem falhas de tudo quanto é tipo nas vias, erros de pedestres, de outros motoristas e de nós mesmos! Por isso, quando se dirige um veículo, não adianta colocar a culpa nas coisas ou apontar a má sorte ou outros como os causadores dos acontecimentos. O que faz sentido é agir diante das adversidades de modo racional e técnico, agindo no que estiver ao nosso alcance e evitando reações emocionais, as quais são um obstáculo a uma direção segura. Esta história de azar, destino, etc. é uma grande desculpa do motorista para não admitir que falhou na prevenção.

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.