World Highlights

‘Chupa cabra’ de urna eletrônica é desmentido

Publicado por Site da Segurança

Um vídeo enganoso que tem sido frequentemente compartilhado no WhatsApp mostra o funcionamento de um dispositivo chamado de “chupa cabra de urna eletrônica” — o autor do conteúdo mentiroso afirma que é possível fazer a transferência de votos de um candidato para outro com o equipamento.

A mentira foi repassada por leitores por meio do WhatsApp do Estadão Verifica: (11) 99263-7900. No vídeo, o narrador afirma conseguir mudar votos de Celso Russomanno para Fernando Haddad. O homem também mostra em um computador votos computados após as 17h e votos com a designação de “título digitado pelo mesário inválido”.

O vídeo mentiroso também foi publicado no YouTube em 1 de dezembro de 2015. Apesar de ser antigo, voltou a circular após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o voto impresso nas próximas eleições.

Existe um ‘chupa cabra de urna eletrônica’?

De acordo com a equipe técnica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o dispositivo utilizado é um pendrive com um adaptador RJ45. As informações na tela, exibidas através de mensagens na plataforma Gmail, são registros de votos disponíveis em arquivos públicos, enviados aos partidos políticos após as eleições. Dessa forma, o que se vê no monitor é discordante do alegado “chupa cabra”, e não corresponde a um dispositivo de alterações de votos.

Fonte: https://politica.estadao.com.br

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.