Segurança da Informação

Mega ciberataque derruba sistemas ao redor do mundo

Publicado por Site da Segurança

Um mega-ciberataque derrubou sistemas de comunicação de empresas e serviços públicos em diferentes durante a manhã desta sexta-feira (12/05).

Na Espanha, a rede interna da Telefónica foi hackeada, e funcionários foram orientados a desligar seus computadores. Relatos de funcionários indicam que também foram afetados os sistemas da seguradora espanhola Mapfre e do banco BBVA.

Nas telas, apareciam mensagens pedindo o pagamento de um resgate em bitcoins equivalente a US$ 300 (R$ 940) para reativar o sistema –o valor subiria com o passar do tempo.

Fonte: http://m.folha.uol.com.br/mundo/2017/05/1883408-mega-ciberataque-derruba-sistemas-de-comunicacao-ao-redor-do-mun

Ciberataques em larga escala afetam também hospitais na Inglaterra e empresas na Europa e Estados Unidos:

Diversos hospitais públicos da Inglaterra e empresas na Espanha foram alvo de uma série de ciberataques em “larga escala” que afetaram seus sistemas de informação, computadores e telefonia, informou nesta sexta-feira (12) o jornal britânico “The Guardian”. O jornal português “Diário de Notícias” diz que empresas do país também foram afetadas.

Representantes de hospitais afetados relataram ao jornal que estão cancelando atendimentos e redirecionando ambulâncias para outros hospitais.

De acordo com a publicação, as instituições sofreram, simultaneamente, um bug em seus sistemas de informação. O serviço de saúde pública da Inglaterra declarou estar ciente do problema. De acordo com o jornal, os hackers exigem pagamentos em bitcoins para liberar os equipamentos afetados – cerca de U$ 300 por computador.

Médicos locais publicaram posts no Twitter relatando o incidente

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/hospitais-publicos-na-inglaterra-sao-alvo-cyber-ataques-em-larga-escala.ghtml

 

 

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.