Dicas Gerais de Segurança

8 dicas para um Ano Novo seguro com as crianças

Publicado por Site da Segurança

As denúncias também podem ser feitas por meio do aplicativo Proteja Brasil, criado para proteger meninas e meninos em grandes eventos. O aplicativo pode ser baixado pelo Play Store ou App Store.

O Ano Novo pode ser uma ótima diversão para as crianças de todas as idades. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que a virada seja tão especial quanto você planejou para toda a sua família principalmente se a programação for assistir aos fogos em locais públicos. Nesse caso não esqueça de colocar nas crianças uma pulseira ou documento de identificação com informações sobre os nomes dos pais ou responsáveis e números de telefone para contato e evite perdê-las de vista.

Para começar o ano com o pé direito, confira as dicas abaixo:

No dia 31, estenda um pouco a soneca das crianças para que elas aguentem ficar acordadas até a meia noite. Não se preocupe: apenas um dia não é suficiente para desregular os horários dos pequenos. Além disso, fugir um pouco da rotina comum vai ser bom.

A mesma dica serve para a ceia de Ano Novo: atrase o lanche da tarde, e caso a criança fique com fome, ofereça a ela comidas mais leves, como frutas e torradas.

A partir de 2 anos, a criança entende o que são os fogos. Explique que a família vai estar reunida para ver o céu que vai brilhar. Fiquem abraçados na contagem regressiva.

Não é recomendado ficar com os bebês menores de um ano durante a queima de fogos já que o barulho pode incomodá-los. Uma forma de protegê-los é usar protetores auriculares.

Cuidado com a alimentação dos bebês: fique de olho porque outras pessoas podem oferecer comidas diferentes para os pequenos, principalmente os menores de 1 ano. Frutos do mar e carne de porco estão fora de questão, já que o intestino dos bebês ainda não está maduro o suficiente para digerir esse tipo de alimento. Ninguém quer começar o ano com os filhos passando mal, não é?

Sempre ofereça líquidos como água, sucos e água de coco. Na época de muito calor, é comum que as crianças fiquem desidratadas.

Essa é para quem tem crianças mais velhas, que adoram ver os fogos: nunca deixe que elas fiquem muito próximas ao local de lançamento. As famílias que passam o Ano Novo na praia ou em lugares com multidões precisam ficar atentas e manter as crianças à vista.

Nos hospitais, ocorrências com acidentes na beira da piscina, desidratação e queimaduras de sol são comuns nesta época do ano. Portanto, cuidado redobrado, principalmente se a criança ainda não aprendeu a nadar. E nunca se esqueça de passar protetor solar e reaplicar a cada duas horas.

Fonte: Lucília Faria, pediatra, coordenadora da UTI pediátrica do Hospital Sírio-Libanês (SP)

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.