Tecnologia

Mais da metade de novos processos terá elementos de IoT até 2020

Publicado por Site da Segurança

Mais da metade dos principais novos processos e sistemas de negócios irá incorporar algum elemento da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) em 2020, segundo o Gartner. O impacto de IoT na vida dos consumidores e nos modelos de negócios no mundo corporativo vão saltar rapidamente, acredita o instituto de pesquisas.

Roy Schulte, vice-presidente e analista do Gartner, avalia que o uso de IoT, que antes não passava de desejo, está cada vez mais se tornando realidade em todos os setores. Ele acredita que haverá muitas aplicações para internet das coisas e como resultado empresas precisarão reunir capacidade e conhecimento necessários para extrair valor da tendência.

Para esse mercado, o Gartner lista três importantes tendências para os próximos anos:

  1. Até 2018, 75% dos projetos de IoT vão consumir até duas vezes mais tempo do que o planejado

O Gartner espera que três em cada quatro projetos de internet das coisas sejam prorrogados em razão de custos excedentes. Para alguns projetos, que poderão até ser cumpridos no prazo, o instituto de pesquisa acredita que eles não levarão em consideração elementos importantes da nova tecnologia, gerando deficiências significativas no desempenho, na segurança ou na integração com processos existentes.

  1. Em 2020, o mercado negro que valerá US$ 5 bilhões vai vender dados falsos de sensores e vídeos para gerar atividades criminosas

A natureza das soluções da internet das coisas e a forma como elas são implementadas, além dos tipos de dados gerados pela tendência, estão fazendo surgir uma nova fase de segurança corporativa, com implicações de privacidade que as organizações devem começar a abordar.

“A internet das coisas tem um enorme potencial para coletar dados contínuos sobre nosso meio ambiente”, avalia Ted Friedman, vice-presidente e analista do Gartner. De acordo com ele, a integridade dos dados será importante nas tomadas de decisão pessoais e empresariais, desde o diagnóstico médico até a proteção do ambiente, a partir de comandos para modificar ações de máquinas para promover a identificação e a autorização do acesso físico.

  1. Em 2020, o comprometimento com a segurança em IoT vai aumentar os custos anuais com segurança em 20% 

Conforme cresce o uso de dispositivos de internet das coisas, requisitos exclusivos de IoT como arquitetura, design e implementação também vão saltar. Como resultado, o Gartner acredita que o orçamento médio de segurança para TI, tecnologia operacional (OT) e requisitos de segurança da IoT vai responder pela expansão de dispositivos em todos os segmentos de negócios, fazendo com que líderes de TI direcionem 20% a mais de suas verbas com segurança por ano de 2015 até 2020.

Fonte: itforum 365

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.