Segurança Pessoal

MP cria canal para denúncias de Momo

Publicado por Site da Segurança

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou, na tarde desta terça-feira (19/3), que instaurou um procedimento de investigação sigiloso para apurar possíveis casos no ambiente virtual envolvendo a figura da boneca denominada Momo. Um email para recebimento de denúncias também foi criado. Os casos podem ser encaminhados para crimedigital@mpmg.mp.br.

Há relatos de aparição da boneca macabra no meio de vídeos do Youtube em que crianças fazem slime ou em episódios de desenho e até em clipes de músicas infantis. Tudo isso no Youtube Kids, uma plataforma criada exclusivamente para os pequenos. Em inglês, ela aparece repentinamente dando instruções de como cometer suicídio.

Além da mensagem de voz da Momo ensinar como cortar os pulsos com diversos objetos que certamente estão presentes em casa, há também imagens demonstrando o ato, fazendo com que se torne facilmente imitável pelas crianças. O YouTube Brasil disse que a Momo não foi encontrada por sua equipe no conteúdo da plataforma.
O Ministério Público não confirmou se houve casos registrados em Minas Gerais, pois o processo é sigiloso.

Baleia Azul

Em 2017 houve um caso parecido em todo mundo. A Polícia Civil de Minas investigou casos de pessoas que se mutilaram ou se mataram, supostamente por causa do jogo Baleia Azul. Criado na Rússia, o jogo macabro estaria relacionado a 130 mortes de jovens naquele país. O “game” consistia na realização de 50 desafios de dificuldade crescente, ordenados por um “mediador”, que levava risco de vida, induzindo à automutilação e culminando com o autoextermínio. 

Recomendações

Para evitar riscos com esses tipos de games, o MP relacionou algumas ações para uso seguro da internet:


» Fique atento a eventuais mudanças de comportamento do jovem

» Demonstre interesse pela rotina dele» Adolescentes com a autoestima em baixa são mais vulneráveis

» Dialogue e atraia a confiança de seu filho

» Evite que ele fique muito tempo na internet

» Deixe o computador em um local comum e visível da casa

» Evite expor na internet informações particulares e dados pessoais

» Denuncie qualquer suspeita ao #MPMG: crimedigital@mpmg.mp.br

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br

Sobre o autor

Site da Segurança

Informação para sua proteção!

Comente